NewsLetter:
 
Pesquisa:

FAN I (Feliz Ano Novo, primeira parte)
Por Bira Dantas
07/01/2008

Clique para ampliar

2008 começou. E na virada do ano a gente sempre faz milhões de promessas que acaba não cumprindo. Festas de fim de ano são um prato cheio para metas inalcançáveis serem traçadas. Uns dizem que vão parar de fumar, outros que vão emagrecer fazendo exercício e fechando a boca ou ainda que vão arrumar aquele arquivo velho cheio de documentos e papelada e colocar os projetos em dia, tirando-os das gavetas. Aos que conseguirem cumprir, dou meus parabéns. Aos que não conseguirem, valeu a tentativa. Mas pensei um pouco em quais seriam meus desejos de mudança no campo dos Quadrinhos para este ano e resolvi enumerá-los:

- Quero olhar para a produção de meus colegas com olhos ainda mais inclusivos. Reconhecer o esforço dos colegas, a qualidade dos seus trabalhos, a perseverança em fazer projetos se tornarem realidade, vibrar por sua coragem.
- Quero perceber que não sou o centro do mundo e que tem MUITA gente fazendo MUITA coisa boa por aí.
- Quero prestigiar cada vez mais sites, blogs, eventos de lançamentos, dos colegas.
- Quero me esforçar em produzir mais e melhor (Gonçalo Junior, Leonardo Melo, Daniel Esteves, Mário-masquemário - nossos projetos continuam de pé, tenham paciência, pois em Janeiro eu termino a quadrinização do Dom Quixote). Me esforçarei em ouvir as críticas dos colegas, sem querer me defender a priori (só não falem mal do Lula, que aí eu jogo tudo pro alto - rs).
- Quero dar meus parabéns à gente como o Mastrotti (e sua valente editora Virgo) com seus projetos cooperativados e mesmo quando eu estiver meio duro, perceber que fazer parte de projetos assim só fortalecem nossa categoria.
- Quero dar um grito de "VALEU" ao Marcio Baraldi, por ser um grande vendedor de seu trabalho, por ter desenvolvido personagens tão cativantes e por ser um incansável criador, produtor e cavador de espaços na Mídia. Se todos nós fizéssemos um pouquinho do que este Dom Quixote faz, certamente estaríamos reclamando muito menos do mercado e das editoras.
- Quero dar um abração especial no Marcatti e no Spacca por serem incrivelmente competentes no que fazem, por terem mantido os Quadrinhos com o status de arte, com A maiúsculo. A Relíquia, Santô, Debret, D. João Carioca são obras que me enchem de orgulho de ser amigos deles.
- Quero dar um "VALEU" pro Ricardo Antunes que criou o muito bem sacado Guia do Ilustrador e se não bastasse ainda inventou uma ótima revista virtual.
- Quero dizer pro Gual e pra Dani que eles são uns companheiros incríveis e que foram super peitudos (com todo o respeito, viu Dani?) em montar uma HQMix Livraria tão bacana, tão completa, tão alto astral, tão acolhedora e que agita tanto nos lançamentos de Quadrinhos, Charges e Cartuns na cidade. Isso cria um movimento pra "cima" em nossas vidas que não está no gibi.
- Quero dar um "HURRA" à minha irmã Betania, professora da rede municipal de São Paulo, que leva Quadrinhos e Cartuns aos alunos e cava matérias sobre Quadrinhos (como a última Carta na Escola), pro Paulo Ramos com seu genial Blog dos Quadrinhos, espaço onde sabemos de tudo que rola, através de notícias e entrevistas muito inteligentes e pro Ruy Jobim também, que mesmo se lançando com o fiel cão Jarbas em empreitadas no oriente, galgou outras formas de arte como o teatro, emplacando o seu Do Claustro em plena Praça Roosevelt.
- Quero dizer "OBRIGADO" ao Duda Albuquerque (Escala Educacional) e ao Vilachã que idealizaram a série de Literatura em Quadrinhos (e me convidaram a participar propiciando minha volta aos Quadrinhos de livrarias) e ao Eloyr Pacheco, Will e Humberto Yashima que conseguiram criar e manter um site como o Bigorna, tão completo e abrangente, que a gente até se perde em tudo o que tem pra ler. E se não bastasse isso, convidou colunistas de todas as vertentes para escrever com total liberdade.
- Quero mandar um "BACANA" pro Ulisses do site Nostalgia do Terror e pro pessoal da Prismarte, pro Gonçalo Jr e seus livros de pesquisa impagáveis, pro Franco de Rosa (por tudo o que fez até hoje) e por sua página na Caros Amigos, pro Shimamoto que foi homenageado do FIQ em 2007 e é um pusta Mestre e grande amigo. Eles estão recuperando uma boa parte da história do Quadrinho Nacional. São Titãs!
- Queria falar de mais um monte de amigos que conheci em blogs, fotologs e listas de discussão, que fizeram tiras, ilustrações, charges e cartuns, que participaram de discussões frutíferas ou não, que levantaram a nossa bandeira mais alta, que produziram eventos como o FIQ, Quarto Mundo, ImagoDays, Ilustralista, Tupixel, o Prêmio Angelo Agostini (Valeu, Worney!) e HQ Mix. Mas eu passaria uma semana aqui escrevendo e acabaria esquecendo de alguém.
- Como VOTOS DE ANO NOVO, quero dizer que tem sido muito positiva a experiência na revista em Quadrinhos Front. Apesar das discordâncias naturais, estamos conseguindo publicar HQs que também ajudam neste trilhar infinito da HQ brasileira. E VIVA O QUADRINHO NACIONAL!

 Do mesmo Colunista:

Por que alguns governos apoiam a cultura e outros não?

Acabou o FIQ

Lobato: Cartuns e Aquarelas

Quantum Spies, Quadrinhos com dublagem

Polêmicas em Salões de Humor

Quem está por trás do Neorama dos Quadrinhos

Salões de Humor & Concursos

O caminho natural para desenhar

Olhando para o Céu... até que nem tão nefelibata assim!

BiraZine: todas as Colunas

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web