NewsLetter:
 
Pesquisa:

Quantum Spies, Quadrinhos com dublagem
Por Bira Dantas
10/09/2007

Clique para ver ampliada

Não é novidade vermos HQs interativas ou sonorizadas na Internet. Mas desta vez, do outro lado do globo, uma experiência diferente se concretiza. Partiu de um programa de TV, Surprise, e seu personagem principal, um detetive, com os atores (David Redman e Bjorn Widen) que vivem e trabalham em Seul. Eles resolveram convidar desenhistas para concretizarem o projeto, desenhando no papel o que depois seria publicado em um site de Internet, em uma revistona grossa e viraria um CD, podendo ser visto e ouvido, tendo como base para um projeto chamado Audiotoon. Ou seja, um método de ensino da língua inglesa através do visual (livro), áudio e a junção dos dois: a Internet. Isso tudo para estimular a imaginação e criar uma forma nova e excitante de aprender a língua. Muito confuso? Futurista demais? Papo de vendedor de cursos que te ensinam línguas enquanto você dorme? Pode ser, mas o que importa é que resolveram usar Quadrinhos na edição impressa desse projeto e uma página de cada artista foi dublada, sonorizada e publicada no site do projeto. Quantum Spies, recém-lançada em Seul, capital da Coréia do Sul pelo ator e diretor de Cinema David Redman. A revista coreana tem mais de 100 páginas somente de Quadrinhos.

David e Bjorn foram transformados em personagens de um suspense/futurista em Quadrinhos e introduzem ao leitor às histórias Nexus, Paris Story, Ratavinagus, The emperor and the moon e Rainy Days.

Quem participa...
...da revista em Quadrinhos impressa e do site: David Redman (diretor, ator, escritor e lingüista), Bjorn Widen (um dos atores estrangeiros mais populares da Coréia do Sul), Richard Kup (roteirista e ator canadense), Geoff Nostrand (músico norte-americano, fez a trilha sonora e desenhou cenários na HQ Nexus), Soo Yong Kim (Paris Story) e Choi Jong Hun (desenhistas da Coréia do Sul), Brad Hughes (animador canadense da Disney, ilustrou a capa e fez o logo da revista com Bjorn), Michael Nicoll Yahgulanaas (HQ Ratavinagus, cartunista e quadrinhista indiano radicado no Canadá) que conheci na Conferência Mundial de Quadrinhos (Coréia do Sul, 2005) e eu (o brazuca Bira Dantas).

Minha primeira HQ fora do Brasil

Clique para ver ampliada

Eu tenho participado de vários salões internacionais: Rússia, Turquia, Irã, Carquefou (França), Romênia, China, Grécia, Argentina e meus cartuns têm rodado bastante pelo planeta, mas é a primeira vez que publico Quadrinhos fora daqui. Michael, o hindu-canadense, é muito publicado no Japão onde é popularmente conhecido como Haida “o Cara do Mangá”. Faz cartuns, ilustrações, Quadrinhos, mangá e grandes painéis artístico-filosóficos. Foi ele que me convidou para participar do Projeto uma semana depois que voltamos para o Brasil. Topei na hora. Falei que tinha uma HQ de 10 páginas que eu poderia alongar (no bom sentido, claro). Esta história partiu de um roteiro de 10 páginas de Gonçalo Junior. Como precisava ter 20 páginas, eu e minha mulher Cláudia (médica e roteirista de HQ e charges) fizemos os enxertos necessários. Ela optou por um final feliz, com um certo grau de humor. O final da HQ foi modificado e roteirizado pelo próprio David Redman (apresentador de um programa de TV super popular em Seul), segundo o que ele categorizou como “realidade peculiar de lá”. Rainy Days tem 20 páginas em preto-e-branco (que viraram 40 em páginas espelhadas para o inglês e coreano). O site da Quantum Spies tem biografias de todos os artistas. A revista custa 15,210 won ou a bagatela de US$ 0,0162 aqui ou 16,060 won aqui.

 Do mesmo Colunista:

Polêmicas em Salões de Humor

Quem está por trás do Neorama dos Quadrinhos

Salões de Humor & Concursos

O caminho natural para desenhar

Olhando para o Céu... até que nem tão nefelibata assim!

Charge, HQ e Imprensa: Desinformação!

A Menor Livraria do Mundo no Jeremias, o Bar

Bill Tytla, o mago da animação que desenhou ciganos...

Johnny Hart, desenhista de B.C., parou de desenhar (18/02/1931-07/04/2007)

BiraZine: todas as Colunas

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web