NewsLetter:
 
Pesquisa:

Quem está por trás do Neorama dos Quadrinhos
Por Bira Dantas
16/08/2007

Marko Ajdarić é o cara (o Caio já o chamou assim no Gibiblog)!

Nascido na Sérbia, formado jornalista, dedicado ao mundo dos Cartuns, Caricas e Quadrinhos, BDs, Cartoons, Mangás e Manhwas, ele está por dentro de tudo o que rola na nossa área. Não bastasse isso, o nobre sérbio (com “B”, como ele faz questão de frisar) é antenado com o campo cultural, popular ou erudito, no Brasil ou fora. Além disso, ele tem um faro apuradíssimo para descobrir novos talentos e velhos talentos esquecidos. Interessou-se por Quadrinhos ainda garoto, quando leu Tintin. Morou na Bahia, terra do finado ACM, onde conviveu diariamente com um mundo totalmente à parte, regado à capoeira, cachaça e pimenta, que também fascinou o artista Carybé. Poliglota, Marko fala fluentemente 8 línguas - além do sérbio - francês, italiano, inglês, castelhano e português, puxando a orelha de muito brasileiro que não leva a escrita da língua ao pé da letra!

Colaborou com o suplemento de Quadrinhos da Tribuna da Bahia: A Coisa (1975). Em 1995, lançou o 531RISO, programa diário de humor e dicas culturais com entrevistas por telefone, em Salvador. Publicou A Realidade É Virtual, um livro com textículos de humor, prefaciado por Juca Chaves. Trabalhou também na área de assessoria de imprensa para ABI, ANATEL, ANDES e InCor. Com a Internet a coisa degringolou de vez, desembocando em uma avalanche de informações e matérias da “nona arte”. Marko começou a pescar as novidades sobre os Quadrinhos, onde segundo ele “se consegue fazer o jornalismo que mais respeita a inteligência dos leitores no Brasil”. Essa ligação com o mundo virtual o fez pensar em criar um site diferente. Não uma home page cheia de seções, mas uma página com os links que ele colecionava em suas andanças virtuais pelo mundo, o Neorama dos Quadrinhos.

Como ele mesmo explica “a mais ampla newsletter de Nona Arte do Mundo”, informa diariamente milhares de profissionais ou apaixonados pelo mundo dos Quadrinhos, sobre Salões de Humor, Festivais, lançamentos e discussões. Ele tem contato com associações de cartunistas nacionais e internacionais e é um dos principais divulgadores de tudo o que acontece lá fora e aqui dentro, além de fomentar o movimento aqui no Brasil, através das listas em que participa como Gibiteca Henfil, Tupixel e Ilustragrupo. Lançou em seu site a primeira entrevista com cartunista online (com Marcio Baraldi). Organizou também o Enquadrando, evento cultural com debates, mesas redondas e lançamentos ligados aos Quadrinhos e Cartuns. O objetivo, segundo Marko, é estreitar os laços entre os profissionais da Nona Arte no Brasil e apresentar aos aficionados de Quadrinhos, novos nichos de HQs, ilustração e humor de traço.

Ele poderia ser chamado de o “Multi-Homem” dos Quadrinhos, um dos “Impossíveis” que participa de listas de discussão e pesca, diariamente, pérolas deste mundo criativo! Marko é ainda voluntário do CMI (Centro de Mídia Independente), repassando notícias que não encontramos nos jornalões da grande imprensa. Participou da criação e organização da Fanzinoteca de São Vicente (a 2ª do mundo), em 2004, e propôs uma associação cooperativa entre fanzineiros. Foi entrevistado por Mário Mastrotti, no extinto programa Amigos do Traço da ItsTV, um programa semanal sobre Cartuns. Lá apresentou suas “fotopotocas em 2 tempos”. Publicou recentemente foto-quadrinhos na revista independente Gorjeta, editada em Mato Grosso. Ajdarić fez os roteiros e Marcio Baraldi atuou como ator.

Dessa forma, exibiu pela primeira vez no Brasil, a animação argentina Patoruzito, e levou ao público fanzineiros, cartunistas, escritores, editores, roteiristas, desenhistas, criando um verdadeiro caldo de cultura. Bem apimentado, claro. Passaram por seu Enquadrando Carlos Costa (HQ Maniacs), Orlando Pedroso (SIB e HQ Mix), editores da Devir, Lumus, Pixel, Zarabatana, Ruy Jobim Neto (criador de Jarbas), Franco de Rosa, Gonçalo Junior, Fausto, Stocker, Julia Bax, Renato Guedes, Sam Hart, Greg Tocchini, JAL, Gual e centenas de outros nomes importantes do cenário cultural nacional. Por isso, a sua newsletter é uma das mais conceituadas no meio profissional. O que você está esperando pra acessar? Corre lá!

(caricaturas: Bira Dantas)

 Do mesmo Colunista:

Salões de Humor & Concursos

O caminho natural para desenhar

Olhando para o Céu... até que nem tão nefelibata assim!

Charge, HQ e Imprensa: Desinformação!

A Menor Livraria do Mundo no Jeremias, o Bar

Bill Tytla, o mago da animação que desenhou ciganos...

Johnny Hart, desenhista de B.C., parou de desenhar (18/02/1931-07/04/2007)

“Pai, quero fazer um curso de HQ...”

Minha passagem pelos Quadrinhos dos Trapalhões

BiraZine: todas as Colunas

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web