NewsLetter:
 
Pesquisa:

Gilberto Maringoni
24/08/2005

Gilberto Maringoni é jornalista, historiador e artista gráfico. Formado em arquitetura pela FAUUSP. Colaborou para revistas como Atenção!; Carta Capital; Veja; Istoé; Visão e Afinal, e para jornais como O Estado de São Paulo; Folha de São Paulo; Jornal da Tarde; Jornal do Brasil; Zero Hora, de Porto Alegre; Hoje em dia, de Belo Horizonte e Jornal do Comércio, de Recife.

É ganhador do Prêmio Jabuti como melhor livro didático de 1999 pela realização do projeto gráfico e a pesquisa iconográfica de Jornal do século XX. Também realizou o projeto gráfico das publicações BIP, boletim publicitário da Rede Globo e Princípios e Reportagem. Foi curador de exposições de artes gráficas no Museu Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro, e no Museu de Arte Moderna de Olinda (PE). No ano de 1995, estagiou com o italiano Piergiorgio Maolone, designer gráfico dos jornais Corriere della Sera e Il Manifesto.

Publicou por mais de dez anos, em quinze jornais, a tira em quadrinhos Romeu. Tem trabalhos publicados nas revistas Fluide Glacial (França), Seleções BD (Portugal) e no jornal Punto Final (Chile). É autor dos livros O dia em que o sol não nasceu (Editora Salamandra); Deus e o Diabo na terra da mídia (Circo Editorial); Os filhos da Dinda (Scritta Editorial); Como não enlouquecer no trânsito (Editora 34); A imagem e o gesto - fotobiografia de Carlos Marighella (Editora Fundação Perseu Abramo), finalista do Prêmio Jabuti 2000, e A Venezuela que se inventa: poder, petróleo e intriga nos tempos de Chávez (Editora Fundação Perseu Abramo).

Atualmente colabora com a Agência Carta Maior, a revista República e a editora Boitempo.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web