NewsLetter:
 
Pesquisa:

Alexandre Nagado
24/07/2005

O paulista Alexandre Nagado nasceu em 08 de março de 1971. Em 1986, aos 15 anos, começou a estudar desenho e quadrinhos com o professor Ismael dos Santos (Editora Abril e TV Cultura), do estúdio-escola Núcleo de Arte, com o qual colabora até hoje. Aos 17, começou a publicar profissionalmente desenhando cartuns para jornais de empresas. Estreou nos Quadrinhos em 1990, com um roteiro para a série Flashman, na revista Jaspion número 1, da Editora Abril. Lidando com esse tipo de herói de seriado japonês, ainda assinou roteiros para Changeman e Maskman (ambos na Ed. Abril), Goggle V, Sharivan e Machine Man (Ed. EBAL). Seu trabalho de maior destaque foi Street Fighter, na Editora Escala, revista que roteirizou por 15 edições, entre 1994 e 1996.

Também publicou nas revistas Master Comics (Ed. Escala, 1995), Negritude Jr (Jazz Editora, 1996), Blue Fighter (Ed. Trama, 1997), Curso Prático de Desenho (Escala, 2000), Desenhe e Publique Mangá (Escala, 2000) e Mangá X (Escala, 2002). Em 2000, escreveu um especial chamado Como Desenvolver Roteiro Para Mangá (Ed. Canaã), com explicações sobre a linguagem dos Quadrinhos, com ênfase no estilo japonês. Em 2003, foi o organizador e um dos autores do álbum Mangá Tropical (Ed. Via Lettera), coletânea com nomes expressivos do Quadrinho nacional. Na área de Quadrinhos didáticos e institucionais, assinou trabalhos sob encomenda para a Votorantim, Dersa, Pão de Açúcar, Bosch, DAEE (Depto. De Águas e Energia Elétrica), Nissan, ABB, Fidelity e diversas outras empresas e instituições. Produz uma tira de Quadrinhos para a revista Paróquias & Casas Religiosas (Ed. Promocat), ligada à Igreja Católica.

Desde 1992, atua como redator, tendo sido colaborador da revista Herói (Ed. ACME, atual Conrad), fenômeno de bancas na segunda metade da década de 1990, onde escrevia sobre heróis japoneses. Como redator, escreve sobre Quadrinhos, música, séries de TV, cinema e cultura pop em geral para o site Omelete desde 2000. Parte de seu material ligado a heróis japoneses foi compilado e atualizado no Almanaque da Cultura Pop Japonesa, lançado em 2007 pela Via Lettera. Também desenvolve trabalhos variados para publicidade e caricaturas em eventos. Durante 8 anos (1998~2006), foi responsável pelo Curso de Quadrinhos & Mangá e pelo Curso de Roteiro no Cepade - Centro Paulista de Arte & Design. Ministrou diversos cursos, oficinas e palestras em eventos variados, sempre relacionado a Quadrinhos em geral ou cultura pop japonesa.

Em 2008, esteve visitando o Japão a convite do governo japonês como parte do programa de intercâmbio Jovens Líderes, atividade comemorativa do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Atualmente presta serviços como free-lancer para empresas variadas.

Biografia encaminhada ao Bigorna.net pelo quadrinhista
Foto: Emanuelle Alvaia

 Links relacionados:

 Site pessoal de Alexandre Nagado

 Blog de Alexandre Nagado

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web