NewsLetter:
 
Pesquisa:

Muamba: Humor e Quadrinhos de Londrina
Por Humberto Yashima
14/09/2007

A Muamba é uma publicação independente de Quadrinhos e humor gráfico publicada em Londrina, no Paraná, pela Atrito Art Editorial; nas primeiras edições, o projeto era encabeçado pelos cartunistas londrinenses Sassá e Beto (depois Sassá continuou sozinho). Após uma edição-piloto, a Muamba #0, de dezembro de 2004, a revista em formato de bolso conseguiu o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, dentro do projeto O Fim da Literatura de Renata Aparecida de Faria e, em julho de 2005, saiu a Muamba #1; as edições seguintes da Muamba foram publicadas sem uma periodicidade fixa.

As 5 edições (#0 a 4) da Muamba publicadas até o momento contém, além do material produzido por Sassá e Beto, trabalhos assinados por Bisnaga, Adão Iturrusgarai, Benett, Daniele Stegmann, Rafa, Paulo Gerloff, Milla, Koostella, Sampaio, Marco Jacobsen, Chiquinha, Daniel Lafayette, Cesão, Danilo, Pryscila, Lupe e Mauren Veras e textos de Mário Bortolotto, Rogério Ivano, Nelson Capucho, Marcelo Domingues, Tony Hara e Amauri Gonzo. A revista tem de tudo um pouco: HQs, tiras, contos, charges, ilustrações e fotomontagens; as edições #2 (Sexo) e #3 (Rock’n’roll) são “mais ou menos” temáticas.

As piadas estão do início ao fim das revistas: nas capas o subtítulo Humor e Quadrinhos já virou Torpor e Cubinhos, Terror e Quadrinhos, Rancor e Quadrinhos, Pudor e Buraquinhos e Tambor e Quadrinhos; o texto abaixo do preço também é variável: Sem troco!, Tá pensando o quê, rapá?, Minha vizinha faz de graça..., Preço de pirata legítimo e Do jeito que o diabo gosta!. Uma seção de utilidade pública, o Programa Redução de Danos, aparece nas Muambas #1 a 4, explicando os Efeitos, Riscos de Uso e Redução de Danos de Anfetaminas, DST/Prevenção, Tattoo/Piercing e Maconha, pois humor também é coisa séria (?!?).

Mesmo com a grande quantidade de talentos que passaram por suas páginas, o maior destaque da Muamba é o cartunista Sassá, que diariamente esbanja criatividade em charges publicadas no Jornal de Londrina (uma parte desse material foi reunido no livro Charges de Londrina - Um arquivo da História recente da cidade) e demonstra versatilidade no traço das HQs, tiras, charges e ilustrações que produz para a revista. No blog Muambazine, que contém mais informações sobre a publicação, as edições #0 a 2 estão disponíveis na íntegra (incluindo a primeira página – não publicada - da última HQ da Muamba #1, assinada por Beto). E-mail de contato: muambahumor@gmail.com.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web