NewsLetter:
 
Pesquisa:

Arquivos Incríveis: Papagaio, uma revista em quadrinhos feita no colégio Equipe
Por João Antonio Buhrer de Almeida
25/10/2010

Equipe é o nome de um colégio muito importante em São Paulo. Criado em 1968, o colégio se diferenciou pela sua didática repleta de atividades artísticas como música, desenho e teatro, e também por ser um foco cultural contra a ditadura militar de então. Dava aulas lá, por exemplo, o deputado federal José Genoíno (PT). O Equipe revelou muitos alunos talentosos que se tornariam artistas e personalidades de expressão no Brasil, sobretudo a geração que lá estudou da década de 70. Fazem parte desse geração de alunos endiabrados, o ator Cacá Rosset, a jornalista Bia Abramo, o apresentador Serginho Groisman, além dos músicos Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer, Branco Mello, Tony Belotto e Nando Reis, dentre outros. Estes últimos formariam o grupo de rock Titãs, que estouraria na década seguinte no "boom" do rock nacional dos 80s. O Colégio possuía uma efervescência cultural e criativa muito forte, realizando muitos festivais de música, gestando bandas como os próprios Titãs, promovendo palestras e debates políticos e produzindo... QUADRINHOS! Sim, não faltaram no Equipe jovens quadrinhistas como o trio Paulo Monteiro, Antônio Malta e Rodrigo Bezerra, que editaram a, hoje histórica, revista Papagaio (não confundir com a homônima de Portugal dos anos 40)! Além dos três, também contribuíram com a Papagaio os membros dos Titãs e o famoso quadrinhista Marcatti, que então não passava de um aborrecente dando seus primeiros passos nos Quadrinhos.

Sei da existência de três edições da revist a(das quais, possuo apenas a 2 e 3, infelizmente), se por acaso alguém souber de algum possível número posterior, favor me avisar. Postei aqui as edições 2 e 3 completas.
Dos seus colaboradores praticamente só o Marcatti seguiu na profissão. Os Titãs enveredaram pela música, o editor Antônio Malta hoje é artista plástico e os outros desconheço que rumo tomaram. Como grande curiosidade vejam aqui duas páginas de uma HQ criadas e desenhadas pelo Nando Reis, então um adolescente franzino que sequer sonhava com o sucesso que faria posteriormente, tanto com os Titãs, quanto em carreira solo.

Um verdadeiro item arqueológico que você só vê aqui, nos Arquivos Incríveis da Equipe Bigorna, re,re,re!...

Para visualizar a galeria de imagens clique aqui.

 

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web