NewsLetter:
 
Pesquisa:

Arquivos Incríveis: Ping Pong apresenta as Aventuras do Bolão
João Antonio Buhrer de Almeida
30/08/2010

Esta série de figurinhas do famoso chiclete Ping Pong é do ano de 1962. É fácil deduzir, pois os anúncios foram publicados nas revistas da Ebal (Editora Brasil America) deste ano. O curioso é que nesta época eu já era um menino de 6 anos de idade, mascando “chiclétis” aos montes, mas não me lembro de forma alguma destas figurinhas. A primeira série que colecionei, foi de carros antigos. Se tivesse conhecido essas figurinhas na época certamente teria fixado na minha cabeça a figura do Bolão, do cartunista Luiz Sá, pois estes bonecos redondos dele impregnam o imaginário de qualquer criança ou adulto.

Luiz Sá e seus personagens Reco-Reco, Bolão e Azeitona foram muito populares entre as décadas de 1930 e 1950. Além de serem publicados no Tico-Tico, o gibi mais famoso da época, também protagonizavam muitos gibis e cartilhas educativas e institucionais, além de anúncios publicitários diversos. Enfim, eram realmente um fenômeno de comunicação de massas do período! Em 1962 o Luiz Sá estava sendo “ultrapassado”, a revista Tico-Tico já tinha acabado e os personagens começavam a cair no esquecimento. A agência publicitária que bolou estas figurinhas provavelmente estava usando um resto de fama que o personagem ainda tinha e que depois foi sumindo progressivamente. Afinal, mudam os tempos e com ele as vontades.

Só fui conhecer o trabalho do Luiz Sá na revista "O Bicho", de 1976, do cartunista Fortuna (já falecido também), que publicou numa de suas edições, uma matéria bacana sobre o Luiz bem como muitos quadrinhos seus. Em 1982 conheci um pouco melhor o desenhista por intermédio de uma exposição na Funarte. E aí consegui uma réplica dessas raríssimas figurinhas. Demorei anos juntando estas reproduções das figurinhas do chicle do Bolão. Troquei umas, ganhei outras, e ainda não completei a série.

Hoje, Luiz Sá pode ocasionalmente ser pouco lembrado, mas esquecido jamais! Haja vista a bela exposição que o jovem artista gráfico Weaver Lima fez em Fortaleza há 3 anos sobre a obra de Luiz. Por fim, podem mascar a vontade, pois estas figurinhas virtuais não fazem mal aos dentes. Rararara!

Para conferir a galeria de imagens clique aqui.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web