NewsLetter:
 
Pesquisa:

Arquivos Incríveis: Juarez Machado ilustra almanaque Renascim 1959
Por João Antonio Buhrer de Almeida
18/07/2010

Juarez Machado é um dos mais interessantes artistas gráficos brasileiros de todos os tempos! Nasceu em Joinville (SC) e começou a carreira no departamento de arte do laboratório farmacêutico "Catarinense", criando rótulos e desenhos para o Biotônico Renascim, um fortificante muito famoso e popular na época. Mudou-se para Curitiba em meados dos anos 60, onde se formou em Belas Artes e trabalhou com pintura e escultura vorazmente. Em 1966 mudou-se para o Rio de Janeiro onde constrói uma carreira brilhante como cartunista, com um estilo impar: usava pouquíssimos traços para criar um humor totalmente nonsense. Atuou como chargista e ilustrador em muitas publicações brasileiras, mas se tornou conhecido do povão mesmo nos anos 70 com suas mimicas no programa Fantástico, da Rede Globo, onde tinha um quadro fixo.

Como artista polivalente trabalhou como ilustrador, mimico, cenógrafo, pintor e escultor! No final da década de 1970, porém, abandonou as múltiplas funções para dedicar-se exclusivamente a pintura, sua maior paixão. Em 1986 mudou-se para Paris, onde fixou seu ateliê e se tornou um consagrado pintor de renome internacional. Para conhecer melhor o trabalho de Juarez Machado, visitem o site do artista aqui.

Vamos agora voltar no tempo e conhecer seus primeiros desenhos para o Almanaque Renascim Sadol, de 1959.Vale lembrar que nessa época todos os laboratórios Farmacêuticos lançavam Almanaques anuais com curiosidades, passatempos, contos e muitas ilustrações, além de anúncios dos remédios dos respectivos laboratórios, claro. Eram revistas voltadas para a família toda, com tiragens altíssimas e distribuídas em todas as farmácias do Brasil. Eram uma verdadeira tradição brasileira e foram, durante muitos anos,um fenômeno editorial e cultural do país.

A brincadeira aqui é tentar descobrir quais são os desenhos do mestre Juarez, afinal muitos certamente não são deles, devem ser de almanaques dos anos anteriores. Pois quem conseguir identificar todos os desenhos de Juarez, entre em contato comigo pelo email jabuhrer.almeida@gmail.com que ganha um livro de presente!

Para visualizar todas as imagens do almanaque Renascim clique aqui.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web