NewsLetter:
 
Pesquisa:

Arquivos Incríveis: Os Birutas
Por João Antonio Buhrer de Almeida
21/06/2010

Este que vos fala se criou lendo as revistas que OTA editou ou criou. Aqui nestes arquivos fui buscar algumas coisas que juntei da produção dele como cartunista e quadrinhista, a partir de 1973, com o gibi Os Birutas. Primeiramente vocês verão a capa do gibi  Revista do OTA, número 1, de novembro de 1993, editada e publicada por ele mesmo, de maneira independente. Nessa revista ele conta em página dupla a origem da série Os Birutas, que surgiu em tiras em 1972, no extinto O Jornal, do Rio de Janeiro, e depois migrou para o gibi da Editora Gorrion de mesmo nome. Mostro duas capas, dos dois primeiros números. Chegou a sair um terceiro, que infelizmente não possuo.

Verão aqui também uma antiga ilustração de OTA (que nessa época assinava Okta) na seção "Mercado", que saia na contracapa dos gibis da editora EBAL, onde OTA trabalhava no início dos anos 70. Esta aqui saiu no gibi Superboy- Edição Especial 24, de fevereiro de 1973. Vocês também podem curtir aqui o polêmico personagem Vavá, O Ceguinho, publicado no Pasquim em 1983 e no Gol, uma antiga página de humor da Folha de São Paulo. Notem como o personagem Vavá foi demitido da Folha logo na terceira semana de publicação, devido a reclamações de uma ONG de deficientes visuais, que se ofendeu com o humor politicamente incorreto do personagem. Vejam também a seção Gran Circo OTA número 3, de 1983, também publicada no Pasquim.

Já na extinta revista erótica Homem, o nosso OTA  publicou a hilária série Porno-Shop, vejam algumas páginas desta raridade. Também mostro um original (dos poucos que possuo), do OTA (a engraçada piada da gorda no campo de nudistas). Pra encerrar, tem também algumas das primeiras tiras que OTA  publicou na Folha de São Paulo, com o título de IDI-OTAS, no fim dos anos 80. Com este amontoado da carreira de OTA, se percebe claramente como ele sempre foi um dos mais anárquicos, escrachados e hilários cartunistas do Brasil! Aliás, mais que isso tudo junto, sempre foi um completo....Biruta!!!

Para ver a galeria de imagens clique aqui.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web