NewsLetter:
 
Pesquisa:

Arquivos Incríveis: BLITZ, a explosão pop
Por João Antonio Buhrer de Almeida
10/05/2010

Culturalmente falando, os anos 80 do século passado necessariamente têm de ser associados a banda carioca BLITZ, liderada pelo cantor, ator e multimídia Evandro Mesquita! Foi ela que deu o pontapé inicial ao que chamam de Rock Brasileiro dos anos 80. A grande importância da BLITZ  foi ter tornado mais amplo e popular uma série de artes e costumes de uma classe média, ligada ao underground artístico do Rio de Janeiro da década anterior. Grupos como "Asdrubal Trouxe o Trombone" (de onde saiu Evandro e a atriz Regina Case, entre outros), gibis como A "Esperança no porvir" (onde Evandro Mesquita começou a fazer quadrinhos em 1972), ao pessoal da Geração Mimeógrafo; todas estas manhas de "vanguarda", ou marginais, foram incorporadas pela BLITZ nos anos 1980.  Histórias em quadrinhos, narrativas radiofônicas, humor, cafonice, poesia jovem, até um pouco de vanguarda, tudo isto estavam nas músicas e apresentações da banda. Um verdadeiro happening!!!

A parte visual da banda também era caprichada, produzida pelo estúdio de design "A Bela Arte" (formado pelos artistas gráficos Cafi e Gringo Cardia).Vejam na galeria dos Arquivos Incríveis o hoje raríssimo gibi que veio encartado no primeiro LP da banda. E antes do gibi um compacto em  que tive a pachorra de pegar autógrafos. Este gibi tinha uma estética retro e era uma parodia dos antigos almanaques de "pharmacias" brasileiros, bem como de revistas populares dos anos 50, como "Manchete" e "Cruzeiro". Vale lembrar que este gibi, produzido em 1982, trazia  a mesma estética e tipo de humor que seria usado pelo "Planeta Diário" e "Casseta Popular", pois os humoristas de ambos as publicações eram amigos da BLITZ e compartilhavam o mesmo humor debochado e  escrachado, tipico do Rio de Janeiro.

A BLITZ estourou em 1982 e durou poucos, mas em intensos anos. Já o Planeta Diário e a Casseta Popular, depois de alguns anos publicando seus respectivos veículos, acabaram fundindo suas equipes numa só e fundaram a "Casseta e Planeta", abandonando as publicações e virando um programa de TV bem sucedido.

Para ir direto a galeria de imagens clique aqui.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web