NewsLetter:
 
Pesquisa:

Bira na 7ª World Comics Conference na Coréia
Por Eloyr Pacheco*
15/08/2005

Criada em 1996 por quadrinhistas do Sudeste Asiático como forma de estreitar amizades e elos de trabalho, a World Comics Conference (ou World Comic Artist Conference) chega à sua 7ª edição com uma ampliação considerável: 30 nações estarão representadas, com um total de 300 artistas. A WCC a cada ano acontece em um país. No ano passado, por exemplo, a foi realizada na China com o tema Minas terrestres (World Cartoon Conference) e o homenageado foi o cartunista Mordillo, que, segundo informações dos organizadores, vendeu 100 mil exemplares de seu livro.

Este ano o certame acontece de 30 de setembro a 3 de outubro, no Bucheon Cartoon Information Center, com apoio do governo sul-coreano, e o tema é Amizade e Paz. A comissão de organização é formada por Lee Hiun See, Sean Park e outros membros da Associação de Cartunistas Asiáticos. As atividades serão amplas, e permitirão não só os debates com e entre profissionais, e visitas à exposição de artistas internacionais, mas também para os cartunistas amadores, que terão seu próprio festival.

Outro componente fundamental do encontro é a 4ª Feira Internacional de Obras de Quadrinhos. Um interessante detalhe sobre o ciclo de painéis, que só podia mesmo acontecer na Coréia do Sul: haverá um debate sobre a relação da criação dos quadrinhos com a robótica.

O site oficial do evento só traz informações em coreano, mas nós tivemos a decisiva ajuda do convidado brasileiro deste ano, o cartunista Bira Dantas -  que vai levar o bom-humor brasileiro ao evento, num reconhecimento pela sua boa contribuição em outros festivais internacionais - para chegar a informações suficientes para esta notícia. Aproveite a boa vontade do Bira Dantas, pegue "carona" com ele e conheça o Museu dos Quadrinhos da Coréia que fica na cidade de Bucheon.

Bira informou ao Bigorna que foi convidado devido a sua participação nos Salões da Rússia, Carquefou (França) e Chipre. No momento, o chargista está produzindo a toque de caixa um catálogo para comercializar durante o evento. "Os organizadores pediram revistas com meus trabalhos pra venderem na Feira que vai rolar lá", comenta animado. "Estou indo atrás de patrocínio pra rodar uma revistinha meio-ofício 4 cores com caricas [nota do editor: maneira como os ilustradores chamam as caricaturas], cartuns e quadrinhos", conclui. Bira ainda informou que o "catálogo", na verdade, seria uma versão sofisticada do Bira Zine lançado por ele em uma das "Pizzadas", evento anual organizado pelo cartunista Custódio. Pizzada é o Encontro Anual dos Cartunistas, o primeiro foi realizado em 2000 e, o último, no dia 18 de dezembro do ano passado na Pizzaria Prestíssimo.

Veja a exposição virtual de Bira Dantas na nossa galeria.

*colaboração de Marko Ajdarić

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web